9 dicas para veganos sobreviverem às festas de final de ano com louvor

9 dicas para veganos sobreviverem às festas de final de ano com louvor

  • Aline Baroni
  • Aline Baroni

O final de ano é uma época especialmente delicada para veganos. Além de termos que nos deparar com mesas cheias de carne, leite e ovos, ainda é o momento de pôr à prova nossa tolerância com diversas situações situações sociais e familiares.

Por ser algo relativamente novo, muitas pessoas não entendem por que não comemos carne, leite e ovos. Tem gente que acha frescura, gente que acha que é só pela saúde (e que, portanto, só podemos comer alimentos saudáveis), gente que, por desconhecimento, faz perguntas inadequadas e até piadinhas.

É o momento de não esmaecer, de mostrar que somos educados e elegantes. É o momento de conquistar aquela tia que ama os animais para o nosso lado. É o momento de mostrar para a família e amigos o quão séria e importante é essa decisão. Então vá com o queixo erguido para o jantar e não se deixe abalar.

Fizemos uma lista com algumas dicas práticas sobre como se comportar nesse momento.

Leve uma comida vegana bem gostosa

Primeiro, porque pode ser que essa seja a única coisa que você vai comer, então é uma questão de sobrevivência. Segundo, para mostrar para todo mundo que comida vegana é bonita, cheirosa, gostosa e saudável! Mas todo mundo vai querer experimentar — e é a intenção, então faça um prato bem generoso!

Pesquise muito sobre o assunto

Certamente as pessoas farão muitas perguntas sobre suas motivações ou sobre a dieta vegetariana. Por isso, é bom ter muitas informações sobre o assunto na manga — e usá-las com bastante humildade. Quem sabe não é até uma oportunidade para convencer aquela tia que ama animais a se juntar a nós?

Treine a cara de paisagem

Não vale a pena entrar em discussões quando tudo que a pessoa queria era te provocar. Não seremos nós a causar climão no Natal em família, certo? Nesses casos vale a boa e velha cara de paisagem.

Saiba com quem e em que momento conversar sobre o assunto

Talvez seja mais interessante uma conversa mais privada e com mais qualidade com alguém aberto para ouvir do que falar sobre crueldade animal abertamente na mesa de jantar.

Não julgue

Todo mundo está em um momento, a maior parte dos veganos comia carne, leite e ovos e teve que passar por um processo de amadurecimento da ideia. Acolha. Tire dúvidas.

Sem gracinhas

Não faça tiradas sobre o alimento dos outros, mesmo que contenham carne, leite ou ovos. Sabe aquela coisa de dizer que as pessoas estão comendo cadáveres? Não vá por aí, as pessoas se sentirão ofendidas e, sem a simpatia delas, você nunca as convencerá a mudar sua alimentação.

Recusando comida

Você vai acabar tendo que perguntar sobre a receita de alguns alimentos para checar se você pode comer ou não. Faça de forma discreta e contorne com humor se não puder comer. Que tal? “Ah, até melhor eu não poder comer isso. Já comi demais!”. Mas não precisa comer porque ficou sem jeito de recusar, hein?

Seja o garoto ou a garota propaganda

Mostre o veganismo de forma agradável, bem humorada, saudável, acolhedora. Você é a vitrine da causa! Ninguém vai querer seguir se a imagem do veganismo for de alguém amedrontador, carrancudo, mal humorado e que fica apontando falhas.

Guia Vegetariano gratuito

Tenha à mão o Guia Vegetariano Gratuito para indicar e pesquisar caso alguém tenha dúvidas sobre a dieta vegetariana ou aquela famosa questão: de onde você tira suas proteínas?