O que as pessoas que ‘’só comem peixe’’ ainda precisam saber

Os peixes são inteligentes e sentem dor
Cientistas no mundo todo comprovaram que os peixes não apenas sentem dor como têm consciência do sofrimento. Os peixes têm capacidade inclusive de sentir prazer de forma semelhante a cães, gatos e outros animais.
Um artigo publicado pelo site Vox.com destacou uma série de habilidades que os peixes têm, como a capacidade de aprender uns com os outros, reconhecer outros peixes com que já tiveram contato prévio, compreender sua posição em hierarquias sociais e se localizarem em espaços diferentes.

Os peixes dos oceanos estão à beira da extinção
Isso pode soar estranho para os brasileiros, acostumados a litorais abundantes e cidades cercadas por mar, mas o consumo de peixe no mundo é responsável pela destruição de ecossistemas aquáticos vitais e está causando danos irreversíveis ao ecossistema marinho. 
Em pescas industriais, que são as que mais matam peixes para consumo, não apenas os peixes-alvo são pegos pelas enormes redes, mas também baleias, golfinhos, tubarões e muitos outros animais até mesmo mais inteligentes que cachorros. Se o consumo de peixe não cair drasticamente, estima-se que os peixes sejam extintos dos oceanos até 2050.

As fazendas de peixe são cruéis e imundas
Para dar conta de atender a demanda por carne de peixe pela população que ainda não é vegetariana, as fazendas de peixe estão se tornando cada vez mais comuns. A consequência disso são fazendas lotadas de peixes que mal conseguem nadar em águas sujas e contaminadas, uma realidade comparável às situações de confinamento de galinhas e porcos pela indústria da carne.

Segundo a Bloomberg, ‘’pela primeira vez na história, as pessoas estão comendo mais peixe de fazendas do que de mar aberto’’.
Em 2010, a MFA dos Estados Unidos conduziu uma investigação em uma dessas fazendas. Você pode conferir no site em inglês clicando aqui.

Peixes são contaminados com salmonela, mercúrio e outras substâncias tóxicas
Segundo a FDA, 27% dos peixes importados da China são contaminados com micróbios e salmonela. O Brasil tornou-se um grande importador de peixes da China nos últimos anos.

Peixe não é um alimento saudável
De alguma forma, quando alguém fala ‘’coma menos carne’’, muita gente entende isso como ‘’como mais peixe’’. Ao contrário do que muitos pensam, carne de peixe não é saudável. Assim como carne de frango e porco, a carne de peixe é cheia de gordura saturada e colesterol e totalmente isenta de fibras (fundamentais para o bom funcionamento da nossa digestão).

Compare peixes em liberdade e peixes em sofrimento


Felizmente, você não precisa comer peixe para obter ômega3. Boas fontes são linhaça, chia, vegetais verdes escuros (couve, espinafre, rúcula, escarola etc), nozes, algas e óleo de cânhamo.

A melhor forma de ajudar a acabar com o sofrimento desses animais e beneficiar a nossa saúde é mantendo os peixes longe do nosso prato. Considere o Veganismo. Baixe aqui o nosso Guia Vegetariano Gratuito.