A fome mundial pode acabar. Se você quiser.

A fome mundial pode acabar. Se você quiser.

  • Lucas Alvarenga
  • Lucas Alvarenga

ONU: Atualmente, mais da metade de todos os alimentos vegetais produzidos no mundo são destinados a alimentar animais explorados para abate, num processo muito menos eficiente em termos de produtividade e também muito mais oneroso para o meio ambiente do que produzir grãos, frutas e vegetais diretamente para consumo humano.

São mais de 900 milhões de toneladas de milho e 260 milhões de toneladas de soja direcionadas a animais explorados para abate. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto do Meio Ambiente da Universidade de Minnesota, nos Estados unidos, se todos esses grãos fossem destinados ao consumo humano, teríamos 70% mais comida disponível do que temos hoje e poderíamos alimentar 4 BILH?ES de pessoas a mais do que se alimenta com a carne animal que é produzida atualmente.

Um dado ainda mais chocante é que nos países mais pobres do mundo, onde a fome é mais presente, a maior parte dos grãos cultivados é destinada à exportação para ser consumida por animais explorados para abate. Ou seja, quantidades imensas de alimento são transformadas em uma quantidade muito menor de carne para servir de alimento para pessoas com um consumo alimentar muito acima da média mundial.

 

Com uma mesma área fértil, é possível alimentar 1 pessoa que come carne ou 18 veganos.

Se você se preocupa com os animais, com as pessoas e com o planeta, considere o vegetarianismo. Baixe o Guia Vegetariano Gratuito clicando aqui.